O catalisador é um componente muito importante para o conjunto mecânico de um veículo, além de ter um papel fundamental no desempenho do automóvel, ele é responsável por transformar as substâncias tóxicas liberadas pelo escapamento em substâncias inofensivas, antes de serem lançadas na atmosfera.
Neste post iremos falar sobre tudo o que você precisa saber a respeito dessa peça. Além disso, vamos te dar dicas de como resolver os principais problemas. 😉
Boa leitura!
Leia também: Saiba como escolher um bom fornecedor de autopeças!
O que é e para que serve?
O catalisador automotivo é uma das partes do sistema de escape de um automóvel. Como citamos acima, sua principal função é evitar a liberação de substâncias nocivas, como CO, NOx e CxHy, transformando-as em compostos seguros. Na maioria dos casos, o catalisador consegue converter cerca de 98% dos gases poluentes. Isto é, diminuindo danos ambientais.
Como funciona?
É bem simples de entender, os gases nocivos entram na peça e são filtrados por um conversor.
Esse conversor é composto por paládio e molibdênio, que reagem com os gases poluentes e os converte em vapor de água e nas outras substâncias não tóxicas. (como CO2, H20 e N2).
Como saber se o catalisador do meu veículo está ruim?
Alguns sinais básicos são:
- Aumento da rotação do motor em marcha lenta.
- Aumento do consumo de combustível.
- Interrupção do funcionamento do motor após alguns minutos (caso o componente esteja entupido).
- Lentidão ao pisar no acelerador.
Catalisador entupido: o que fazer?
Para descobrir se o seu catalisador realmente está entupido, é necessário remover a peça para observar o desempenho do motor sem ela.
Por isso, se você perceber que seu catalisador está entupido, é recomendável levá-lo a um mecânico especializado. Diga ao seu mecânico para abrir e desmontar o componente. Se o material cerâmico do conversor estiver derretido, você terá que trocá-lo.
Quais cuidados devo tomar com a peça?
É essencial entendermos os principais cuidados na hora de manter o funcionamento adequado de sua peça:
1. Tome cuidado na hora de abastecer
Esse tópico é muito importante, em hipótese alguma abasteça o seu automóvel com combustível que tenha chumbo em sua composição, uma vez que este pode deteriorar e até mesmo entupir o catalisador.
2. Dirija com cautela
Dirigir com cautela é sempre importante. Por isso, preste bastante atenção para não passar em buracos ou valetas de maneira “violenta”.
Isso evita colisões no automóvel, impedindo deformações estruturais no catalisador.
3. Evite estacionar o automóvel em locais com folhas secas
Você sabia que um catalisador chega a 400ºC? Por isso, é bastante perigoso estacionar em locais com matos ou folhas secas, já que esses materiais podem sofrer combustão podendo levar a um princípio de incêndio.
4. Preserve o sistema de ignição
Manter o sistema de ignição sempre em boas condições impede que o combustível não queimado entre e contamine o catalisador.
5. Substitua o catalisador
Outra dica importante é substitui-lo sempre que for detectado qualquer mal funcionamento na peça, evitando o superaquecimento do motor e perda de potência.
Mas afinal, posso remover o catalisador do automóvel?
Talvez você já tenha escutado que o catalisador reduz a potência do motor de um carro ou até conhece alguém que retirou a peça do conjunto mecânico, com a intenção de aumentar a capacidade do veículo.
Porém, você sabia que esse ato é proibido por lei? Exatamente!
Remover o catalisador é uma infração gravíssima, passível de multa. Você pode, ainda, ter seu automóvel apreendido.
Essa prática pode gerar sérios problemas, como a contrapressão do sistema de escape ou alteração inesperada no sistema de injeção eletrônica.
Ocasionando a perda de rendimento do motor, desgaste prematuro das peças e aumento do nível de ruídos. Além disso, permite o aumento de emissão de gases ainda mais tóxicos.
Vale lembrar que, assim como praticamente todas as peças de um veículo, há sempre um modelo específico de catalisador para cada automóvel. Logo, consulte sempre o manual proprietário antes de adquirir um novo catalisador para o seu carro!
E aí, gostou do conteúdo? Continue acompanhando nosso Blog para mais dicas automotivas. 🙂
Até a próxima!